ImunoMaisImunoMais
  • Sobre
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Cursos
  • IMUNOCASTS
  • IMUNOFLIX
  • Contato
29 de dezembro de 2020 por admin

Tireoidite de Hashimoto: “é só acompanhar os hormônios?”

Tireoidite de Hashimoto: “é só acompanhar os hormônios?”
29 de dezembro de 2020 por admin

Quando se fala em Doenças Autoimunes, muitas pessoas pensam logo num painel de doenças associadas a várias comorbidades, com quadros clínicos mais graves.
Tireoidite de Hashimoto (TH) talvez seja uma doença autoimune considerada como “tranquila” por muitos, principalmente quando comparadas a outras. E infelizmente, vejo muitos profissionais, de certa forma, “menosprezando- a” ou tratando do assunto com uma simplicidade excessiva.

Estudo muito e acompanho vários pacientes que tem TH e o que percebo é que naqueles individuos que possuem os anticorpos Anti-TPO e/ ou Anti-tireoglobulina elevados, mas que ainda tem niveis “normais” ou aceitáveis de T3, T4, TSH…o discurso é quase sempre o mesmo: “É só acompanhar!”

Confesso que fico um pouco revoltada, pois a sensação que tenho é que não há nada para se fazer, a não ser esperar a função tireoidiana declinar e daí realizar a prescrição de levotiroxina…

Mas não é bem assim não! Quando se fala em níveis elevados de autoanticorpos, temos que pensar em processo inflamatório crônico nessa glândula, que além de culminar em disfunções tireoidianas como hipo e/ou hipertireoidismo, também aumenta o risco para câncer de tireoide, o 5º mais incidente em mulheres, no Brasil, segundo dados do INCA!

Certo Camila! E o que podemos fazer quando o paciente tem TH?

Para começar, mudar padrão alimentar! Fazer uma bela modulação do sistema imunológico, reduzindo processo inflamatório, produção de autoanticorpos e estresse oxidativo. Além de estimular o aumento de células que induzem autotolerância imunológica.
Reduzir exposição a interferentes endócrinos tireoidianos e toxinas, além de fornecer os principais nutrientes que auxiliam no bom funcionamento da glândula é outro ponto fundamental! Por isso, um acompanhamento nutricional faz toda a diferença, porque não é “só acompanhar os hormônios”, tem muitaa coisa para se fazer…

Artigo anteriorDoenças Autoimunes: o raio pode cair várias vezes no mesmo lugar.Próximo artigo Desequilíbrios geram desequilíbrios: uma verdade nas doenças imunológicas"

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Excesso de peso e Autoimunidade: Grandes rivais29 de dezembro de 2020
Vitamina D e Rinite alérgica: qual a relação?29 de dezembro de 2020
Desequilíbrios geram desequilíbrios: uma verdade nas doenças imunológicas”29 de dezembro de 2020

Categorias

  • Sem categoria

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
Oi, Nutri! Conta pra a gente... você está com di Oi, Nutri! Conta pra a gente... você está com dificuldades nos atendimentos? Sofre com a concorrência? Não está sendo bem remunerado como gostaria?

Você vem sentindo vontade de mudar a sua área de atuação ou até mesmo desistir da Nutrição? Sente que precisa revolucionar seus atendimentos e a sua carreira? Deseja aumentar o seu faturamento ainda em 2021? Sente que precisa de um diferencial?

Se você se identificou com esses questionamentos, vem para a JORNADA DO NUTRICIONISTA INABALÁVEL - um CURSO ONLINE E GRATUITO que vai rolar nos dias 16, 17 e 18 de Março.

Nesse super curso nossa Mamis @nutricionistacamilaavelar vai te ensinar como atender pacientes com doenças autoimunes, se diferenciar no Mercado de Trabalho e dar aquele UP que você tanto deseja.

🔵Acesse: http://digital.camilaavelar.com.br/nutricionistainabalavel

Ou é só clicar no link na bio.

#nutricionistainabalavel #autoimunidade #doençasautoimunes #cursogratuito #práticaclínica #Imunomais #imunolovers #nutricamilaavelar #camilaavelar
O excesso de peso é um fator que costuma piorar O excesso de peso é um fator que costuma piorar as inflamações. Isso acontece por vários motivos, entre eles está a secreção pelos adipócitos de substâncias que recrutam mais macrófagos e células inflamatórias para o tecido, gerando inflamação.

Os macrófagos tipo 1, secretam citocinas pró-inflamatórias, como fator de necrose tumoral (TNF-alfa), que podem ativar a fosforilação de serina nos receptores de insulina, prejudicando a sinalização e reprimindo os genes envolvidos no armazenamento de ácidos graxos e glicose, traduzindo...alterações metabólicas e mais inflamação.

A Il-6 é outra citocina pró inflamatória também liberada nesse processo, e amplificadora da inflamação. Esses marcadores inflamatórios têm relação direta com as doenças autoimunes e aumentam o risco de dislipidemias, resistência insulinica nesses pacientes.

E além de tudo isso, o excesso de peso também pode provocar uma sobrecarga articular, causando progressão de quadros de autoimunidade articular.

Por isso é extremamente importante estarmos atentos ao peso e à composição corporal dos nossos pacientes. Ajustar peso e composição corporal precisa ser uma prioridade em pacientes com doenças autoimunes.😉

Já teve dificuldades de fazer pacientes com doenças autoimunes perderem peso? Me conta aqui👇🏽

#autoimunidade #doencasautoimunes #modulacaoimunologica #imunomais
Hoje é o Niver da nossa ceo, teacher, big boss, a Hoje é o Niver da nossa ceo, teacher, big boss, a nossa Mainha @nutricionistacamilaavelar 🎉❤

A ImunoMais é a primeira Escola de Imunologia e Nutrição do Brasil. E tem como objetivo descomplicar Imunologia, inseri-la na prática clínica do Nutricionista e trazer um diferencial para carreira de muitos Nutris.

A ImunoMais é a prova que devemos colocar os nossos sonhos no papel, traçar os passos, caminhar um dia de cada vez e trabalhar todos os dias para alcançar os nossos objetivos.

Parabéns, mamis! O dia é seu e a felicidade é nossa pela sua generosidade em compartilhar tanto conhecimento e amor.

#TamoJunto!

Ass: ImunoEquipe!🚀

#bday #niverdanutri #camilaavelar #nutricamilaavelar #estudecommainha #imunolovers #escolaimunomais #imunomais
Eu e quem? 🤣🤣🤣 Comenta aqui quem já pas Eu e quem? 🤣🤣🤣

Comenta aqui quem já passou por isso no consultório. 👇

#CamilaAvelar 
#ImunoMais
#Autoimunidade
#doençaautoimune
#AtendimentoClínico
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

© Camila Avelar. Todos os direitos reservados